Peso inicial e final

LilySlim Weight loss tickers

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Anti Concepcional e Obesidade - Que pílula você toma!?

Oi gente , como estamos?! Por aqui as coisas estão voltando ao controle, aos poucos.

Essa semana eu fui ao centro de saúde reprodutiva daqui de Liverpool, e fui informada que eu teria que trocar de Anticoncepcional. Foi um choque, mas depois de ter lido algumas notícias a respeito dos efeitos colaterais dos anticoncepcionais, inclusive causando mortes eu entendi que era a melhor opção. Não sei o tipo de prevenção que vocês usam mas acho que é interessante compartilhar o ocorrido. 


Muitos dos anticoncepcionais são compostos por dois tipos de hormônios, estrogênio e o progestogênio. O que acontece é que o estrogênio causa risco de formação de coágulos e tromboses. Uma das capas de revista que chocou ultimamente foi da Época, com a matéria "Quando a Pílula Anticoncepcional é a pior escolha", sobre uma mulher que quase faleceu ao tomar a pílula devida a uma condição genética chamada trombofilia que se agravou com o uso da mesma, podendo causar não só coágulos, uma trombose, mas também uma AVC, por exemplo.

Mulheres que tem uma predisposição genética para esse tipo de acontecimento, problemas de pressão,  uso de tabaco ou qualquer tipo de drogas e álcool devem informar ao seu médico ginecologista antes de escolher a pílula utilizada. Mulheres que estão ACIMA DO PESO com o IMC de 35 ou mais, devem evitar o uso de pílulas com estrogênio, já que a obesidade aumenta a chances dessas condições ocorrerem.

Eu comecei a tomar agora pílulas somente com Progestogênio, que é um hormônio similar a progesterona natural do corpo. Assim como as outras pílulas anticoncepcionais a eficácia é de 99%. A diferença é que a o anticoncepcional comum você tem 24h de proteção após o consumo da pílula - se você esquecer de tomar um dia você ainda estará protegida de possível gravidez, já a de progestogênio são 12h somente de proteção extra, forçando uma maior assiduidade com o consumo da pílula todos os dias no mesmo horário. A pílula comum, possui uma pausa de 3 a 4 dias, causando um sangramento, pra muitos importante sinal da ausência de gravidez. A pílula de progestogênio não possui pausas, o tratamento é continuo, os sangramentos podem ocorrer de forma irregular, sendo as vezes uma semana sem interrupção, somente um dia, ou não ocorrer de maneira alguma. Geralmente não existe sangramento, tal como nos implantes e injeções anticoncepcionais (que são com o mesmo princípio). 

Eu não sei vocês, mas eu não tenho condições de ser mãe por agora, e nessa vida de "recém casada", a pergunta que mais ocorre é "quando vai ter filho", e o comentário que mais sai é: "sonhei que você tava grávida". Gente é uma cobrança tão grande em cima de mim que eu fico até noiada. To feliz de ainda poder tomar anticoncepcional mas o tal de não menstruar todo mês vai me deixar louca! A sorte que aqui teste de gravidez é BARATINHO, é 0,99p por 2 testes. Eu vou fazer o estoque. De 2 em 2 meses vai ter um no meu carrinho de compras. Outra coisa maravilhosa é que esses centros de saúde reprodutiva além de serem 100% confidênciais, eles oferecem a medicação GRATUITAMENTE. Ou seja, pra quem pagava 50 contos por mês no Yaz da vida, ganhei o primeiro estoque de 3 meses pra testar, e na próxima visita se não tiver nenhuma contra indicação do uso do remédio, eles vão me dar um pacote com 6 meses de medicamento. Este e qualquer outro método (voltei com remédio, um pacote cheio de camisinha), além de terem me oferecido pra tomar a injeção mensal, trimestral ou ainda colocar o implante uterino. Eu tava comprando aqui remédio online, bem mais barato, mas ainda assim pagando sem necessidade.

Espero que tenha sido válido dividir isso com vocês. Uma outra coisa que eu vi nas vantagens do uso de pílulas só com progestogênio é que elas não costumam causar acne e geralmente são preventivas nos sintomas da tpm, tais como a fome e ganho de peso. Vamos ver o que acontece daqui pra frente!

- Vale lembrar que o uso da pílula anticoncepcional não previne doenças sexualmente transmissíveis, somente previne a gravidez, então façam sempre o uso da camisinha.

- Uso de espermicidas como contraceptivo, apesar de ser valido, possui uma grande chance de gerar infecções. 

- Nenhum método Anticoncepcional é 100% eficaz, então tenham em mente que qualquer relação sexual pode causar uma gravidez. Faça sexo consciente.

Aos rapazes que visitam o blog, desculpa o papo de menina! heheheh

Boa semana pra vocês!




Comente com o FACEBOOK!

5 comentários:

  1. Eu dei uma parada no anticoncepcional, tomei por anos yaz ,mas resolvi dar um tempo ,a vantagem do yaz é q no meu caso eu quase n sentia os efeitos colaterais ...bjão

    ResponderExcluir
  2. Eu tomo por 14 anos!!! Não penso em parar!!! Sei dos riscos para a saúde, mas é o método mais eficaz, na minha opinião. Só tem que ter acompanhamento médico certinho e tals. Bjs pra vc e boa Páscoa

    ResponderExcluir
  3. Eu tomo faz quase dez anos e não pretendo parar. Como a Raquel disse, tem de ter acompanhamento médico.

    Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  4. eu parei de tomar pílula por conta dessas coisas todas, ficava com medo de entupir de hormônios sintéticos.
    Gente, um sistema de saúde que funciona é de espantar pra gente q é acostumado com o descaso do SUS no Brasil. Muito show!!!

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, sem dúvida muito importante essas informações. Sou formada em enfermagem e já sabia disso. Eu era fumante outro risco enorme para problema cardíaco associado com anticoncepcional. Eu nunca pude tomar. Usava preservativo. Quando fiquei grávida do segundo filho, mesmo usando preservativo, ficamos com medo e optei pelo Diu Mirena. Não tem sangramento, tudo de bom. Boa Páscoa.

    ResponderExcluir

Obrigada por me acompanhar! Se seu blog não estiver nos meus favoritos, me avise! Juntos em busca de uma vida saudável! =)